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Grupos Temáticos


Grupos Temáticos


GT1: Jornalismo e convergência

Coordenadores:  
Profª Drª Maria das Graças Targino (UESPI).
email: gracatargino@hotmail.com
Profª Esp. Samária de Araújo Andrade (UESPI).
email: samaria.andrade@hotmail.com

Ementa: Tem como objetivo estudar as novas possibilidades de produção jornalística a partir do desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), num processo de convergência midiática. Neste contexto, espera-se também análises sobre as novas possibilidades tecno-estéticas para o conteúdo jornalístico com a implementação da TV digital, numa perspectiva de aumento de espaços de produção jornalística, para que se possa entender como as indústrias culturais vêm se apropriando deles para ampliar a produção de bens culturais mercantilizados. Pretende-se discutir, com base na Economia Política da Comunicação (EPC), o papel do jornalismo nos processos contemporâneos de uma sociedade globalmente conectada, em que a informação é de fundamental importância no aspecto político-econômico e, consequentemente, para a manutenção do sistema, ao mesmo tempo em que permite mais brechas para produção de conteúdos alternativos e/ou contra-hegemônicos.

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GT2: Indústrias Midiáticas

Coordenadores:
Prof. Dr. Gustavo Fortes Said (UFPI) 
email:  gsaid@uol.com.br
Profª Ms. Denise Mª Moura da Silva Lopes
email: denisemariamoura@hotmail.com

Ementa: O objetivo é estudar e analisar o crescente desenvolvimento da indústria de tecnologias de informação e comunicação no Brasil e como os grandes grupos comunicacionais passam a atuar sob esta nova perspectiva, que permite, inclusive, a entrada de novos e mais fortes concorrentes no mercado de comunicação. Pretende-se ainda reunir análises da concentração no mercado de comunicação através da formação de oligopólios que controlam os meios de comunicação de maior recepção do país e que tende a ser refletido na internet e no mercado de telecomunicações. Esta realidade gera consequências para a sociedade brasileira, por conta da tendência a difundir determinados discursos em detrimento de outros, geralmente ligados a classes oprimidas, que são refletidas de forma estereotipada pelos grupos midiáticos.

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GT3: Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) e cidadania
Coordenadores:
Prof. Dr. Solimar de Oliveira Lima (UFPI).
email: s.olima@bol.com.br
Prof. Ms. Mª Helena Almeida de Oliveira (CEUT).
email: mariahelena.lena@hotmail.com

Ementa: Objetiva fazer uma reflexão sobre o caráter público da comunicação, entendendo-a como um direito que deve ser considerado na prática sociopolítica como fundamental a qualquer ser humano. As Tecnologias da Informação e da Comunicação devem permitir o surgimento de um espaço de mediação digital para a construção da cidadania. Destaque nos últimos anos, as mídias sociais geraram e geram alguns impactos sociais enquanto ambientes de debates públicos de assuntos relevantes, casos de articulações para protestos – como no caso da Primavera Árabe –, denúncias, reclamações e difusão de informações sobre e, em menor escala, pelas classes sociais subjugadas e sem espaço nos meios massivos.